
Gary Miller/Getty Images (arquivo)
Vocalista de 56 anos já não integrava a banda desde 2021 e foi vítima de insuficiência hepática.
Corpo do artigo
O músico Steve Harwell, um dos membros fundadores da banda norte-americana Smash Mouth, morreu esta segunda-feira em casa aos 56 anos. A notícia foi avançada pela revista Rolling Stone, que cita o agente do grupo, Robert Hayes.
Em comunicado, Hayes revela que o músico - que já não integrava os Smash Mouth desde 2021 - morreu "rodeado de familiares e amigos" e de forma "pacífica e confortável" no seguimento de uma insuficiência hepática. Harwell sofria também de encefalopatia de Wernicke, uma doença que lhe afetava as capacidades motoras e a memória, além de cardiomiopatia diagnosticada em 2013 e alcoolismo.
Foi em outubro de 2021, depois de vários anos a lutar contra problemas médicos, que Steve Harwell deixou de forma permanente os Smash Mouth no seguimento de um incidente com fãs durante um concerto no festival Big Sip, em Nova Iorque.
Vídeos captados nesse espetáculo mostravam Harwell com a fala arrastada enquanto ameaçava a audiência e fazia gestos obscenos, um comportamento que foi, na altura, justificado por um representante com sintomas da encefalopatia de Wernicke, uma doença de que o músico também sofria e que lhe afetava as capacidades motoras e a memória.
"O Steve vai retirar-se dos Smash Mouth para focar-se na sua saúde física e mental", anunciou então o mesmo representante.
L_jWHffIx5E
A banda foi inicialmente formada em 1994 e reunia, além de Steve Harwell, o baterista Kevin Coleman, o guitarrista Greg Camp e o baixista Paul Delisle. Em 1997 chegaria o primeiro grande êxito "Walkin" on the Sun" e, dois anos depois, "All Star", o tema mais conhecido da banda, catapultado para a ribalta pelo primeiro filme da saga de animação "Shrek".