Morreu Ulay, pioneiro da arte de performance e antigo companheiro de Marina Abramović
Tinha 76 anos. O artista tornou-se reconhecido com a sua arte experimental na década de 1970.
Corpo do artigo
O artista alemão Ulay, pioneiro na performance artística e antigo companheiro de Marina Abramović, morreu, esta segunda-feira, aos 76 anos.
A notícia foi confirmada pela fundação Ulay, através de uma publicação na sua página oficial de Facebook: "É com imensa tristeza que vos informamos da morte de um dos maiores artistas do nosso tempo, o pioneiro da fotografia Polaroid, o pai da arte da performance, o mais radical, o único Ulay, que partiu para uma outra viagem".
https://www.facebook.com/ulayfoundation/photos/a.2542964085812385/2542963695812424/?type=3
Ulay (nome artístico de Frank Uwe Laysiepen), nasceu em 1943, em Solingen, na Alemanha.
Ganhou reconhecimento na década de 1970, com as suas experiências na arte Polaroid e na performance artística, tendo colaborado durante 12 anos com a sua então companheira, a artista sérvia Marina Abramović.
Ulay e Marina Abramović alcançaram grande celebridade com uma performance, em 1988, na Grande Muralha da China, na qual os dois caminharam, a partir de cada ponta da muralha, tendo-se encontrado no meio e, silenciosamente, despedido um do outro.
1SslxObPDAQ
Voltaram a encontrar-se em 2010, durante uma performance de Abramović no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, chamada "The Artist Is Present" ("A Artista Está Presente"), na qual a performer olhava silenciosamente os espectadores que se sentavam à sua frente. Ulay surpreendeu Abramović, aparecendo enquanto espectador da performance, levando a artista a quebrar a personagem e a mover-se, pela primeira vez, ao dar as mãos a Ulay, num momento emotivo.
OS0Tg0IjCp4
A própria Marina Abramović já reagiu publicamente à morte de Ulay, com uma publicação na página de Instagram do Instituto Marina Abramović.
"É com grande tristeza que sei hoje da morte do meu amigo e antigo companheiro Ulay. Ele era um artista e um ser humano excecional, que vai deixar uma profunda saudade", afirmou Abramović. "A sua arte o seu legado viverão para sempre."
https://www.instagram.com/p/B9O0fWzgQ11/
Um dos últimos projetos de Ulay foi o filme "Project Cancer", em 2013, no qual é documentado a vida do artista após ter sido diagnosticado com cancro
djjucxJcAiE