As primeiras informações da contagem de votos dão vantagem ao partido do primeiro-ministro, Narendra Modi, com uma vitória esmagadora.
Corpo do artigo
Já são conhecidos os resultados das eleições da Índia, que se prolongaram por mais de um mês. Não estão ainda contados todos os votos, mas já é certa a vitória esmagadora do primeiro-ministro.
Narendra Mori deve, assim, conseguir de novo a maioria no parlamento, o que não acontecia desde 1984. O primeiro-ministro indiano já reagiu na rede social Twitter, com a promessa de construir um país forte e inclusivo, e referiu ainda que a Índia voltava a ganhar com o resultado.
1131488026247323648
Narendra Modi iniciará, a confirmar-se o resultado das votações, um segundo mandato como chefe de Governo da Índia, país com 1,3 mil milhões de habitantes.
10922696
"Esta grande vitória é a vitória da fé das pessoas nos cinco anos de liderança progressiva e forte do primeiro-ministro Modi", publicou na mesma rede social Amit Shah, o líder do Bharatiya Janata Party (BJP - partido de Modi) e braço direito do chefe de Governo.
Às 14h45 locais (10h15 em Lisboa), o BJP estava à frente na contagem dos votos, em 299 círculos eleitorais, de acordo com a Comissão Eleitoral indiana.
Espera-se que o BJP mantenha a maioria parlamentar de 272 cadeiras, uma situação incomum na história política indiana, bastante habituada a amplas coligações.
Em contraste, o Partido do Congresso, a principal força da oposição, lidera em apenas 50 círculos.
A câmara baixa do parlamento indiano conta 542 lugares, e, para formar Governo, um partido ou coligação precisa de 272 assentos.
A contagem dos votos arrancou às 8h00, depois de um escrutínio organizado em sete fases.
Durante seis semanas, entre abril e maio, 67% dos 900 milhões de eleitores indianos participaram na maior eleição já realizada no país.
As eleições tiveram início a 11 de abril, e foram vistas como um referendo a Modi, cujas reformas económicas não tiveram grande êxito, mas que é muito popular no país.
Com 68 anos, o filho de um vendedor de chá em Gujarat (oeste) chegou ao poder em 2014, e enfrentou neste escrutínio vários poderosos partidos regionais e o Partido do Congresso, liderado pelo herdeiro da dinastia política Nehru-Gandhi, Rahul Gandhi.
De acordo com várias sondagens, divulgadas no domingo, Modi e o BJP vão conseguir um novo mandato de cinco anos.