A Alemanha considera que tendo em conta a "decisão de domingo dos cidadãos gregos" as "condições para as negociações sobre um novo programa de ajuda" não estão reunidas. No entanto, Tsipras já falou Merkel ao telefone, e esta terça-feira apresentará nova proposta.
Corpo do artigo
O Governo alemão "tomou conhecimento do 'Não' claro expresso e respeita este resultado, o Governo federal continua pronto para o diálogo (...), mas tendo em conta a decisão de ontem (domingo) dos cidadãos gregos, as condições para negociações sobre um novo programa de ajuda não estão reunidas", declarou hoje o porta-voz do executivo alemão, Steffen Seibert.
O porta-voz do Governo alemão assegurou, num encontro com os meios de comunicação em Berlim, que a "Grécia está na zona euro" e que "está nas mãos da Grécia e do Governo daquele país que esta situação possa continuar assim". Já depois desta declaração, soube-se que o primeiro ministro grego vai apresentar, esta terça-feira, novas propostas na cimeira da zona euro. Alexis Tsiprars comprometeu-se a fazê-lo durante uma conversa telefónica com a Angela Merkel. A informação é avançada por fonte do governo grego citada pla Reuters....
Por outro lado, um porta-voz do Ministério das Finanças alemão precisou que cabe a partir de agora "à Grécia e ao seu governo" agir para permanecer no euro e descartou qualquer negociação sobre uma reestruturação da dívida do país.
Comentando a demissão do até agora ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel afirmou que o que conta são "as posições e não as pessoas".
"Trata-se sempre de posições e não de pessoas", declarou Seibert.