Comentando a importância da cimeira europeia desta quarta-feira, o professor Eduardo Lopes Rodrigues explicou que é fundamental que seja «restituída a confiança» dos mercados.
Corpo do artigo
O professor Eduardo Lopes Rodrigues entende que é fundamental que os líderes europeus sejam capazes de recuperar a confiança dos mercados com o que decidirem na cimeira desta quarta-feira, uma reunião cuja importância é «enorme».
Em declarações à TSF, este professor de Estudos Europeus da Universidade Católica julga mesmo «não haver palavras para qualificar rigorosamente» a importância desta cimeira que se realiza em Bruxelas.
«O sistema da União Europeia tem vindo a chegar, semana após semana, a encruzilhadas cada vez mais estreitas. É expectável que seja restituída, antes de mais a confiança, um valor essencial que os mercados, pessoas e cidadãos têm de ter nas instituições», adiantou.
Este docente defende ainda que «para repor a confiança a níveis aceitáveis perante as exigências do momento é necessário que haja estruturas financeiras que permitam recapitalizar as bancas e é indispensável que os Estados promovam a competitividade das economias e a coesão».