"Não tem febre." Papa Francisco está "bem" e "estável" após "inflamação pulmonar"
O chefe da Igreja Católica cancelou as atividades que tinha previsto para o fim de semana devido a "sintomas de gripe leve". Os exames confirmaram uma "inflamação pulmonar" que causou "algumas dificuldades respiratórias".
Corpo do artigo
O papa Francisco está bem e estável depois de ter sofrido uma "inflamação pulmonar" no fim de semana, revelou, esta segunda-feira, o Vaticano. Apesar de ainda ter alguns sintomas, não tem febre e as dificuldades respiratórias são menores.
"O estado do papa é bom e estável, não tem febre e a sua situação respiratória está claramente a melhorar", disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado citado pela France-Press.
No sábado, o chefe da Igreja Católica cancelou as atividades que tinha previsto no fim de semana devido a "sintomas de gripe leve". Uma tomografia axial computadorizada (TAC) descartou "riscos de complicações pulmonares".
O porta-voz da Santa Sé sublinhou que o exame tinha excluído uma pneumonia, mas "mostrou uma inflamação pulmonar, causando algumas dificuldades respiratórias". Para a recuperação, Francisco está a receber antibióticos por via intravenosa.
Devido ao seu estado de saúde durante o fim de semana, o papa Francisco recitou a tradicional oração do Angelus no domingo a partir da sua residência, em vez de o fazer na Praça de São Pedro.
Francisco tem sofrido uma série de problemas de saúde desde a sua eleição em 2013, desde problemas na anca, dores nos joelhos, uma inflamação do cólon e uma infeção respiratória. Atualmente, depende de uma cadeira de rodas devido a dores recorrentes nos joelhos, tendo sido submetido a uma cirurgia em junho para remover uma hérnia.
Francisco deverá viajar para o Dubai, na sexta-feira, para participar na conferência COP28 sobre as mudanças climáticas.
Para terça-feira, está prevista a participação de Francisco no encontro de bispos da Conferência Episcopal Espanhola, no Dicastério para o Clero, no Vaticano, e um dia antes, na segunda-feira, o Papa deverá receber em audiência o Presidente do Paraguai, Santiago Peña.
* Notícia atualizada às 11h32