Os embaixadores dos países membros da NATO agendaram para terça-feira uma reunião extraordinária com a Rússia para analisar o conflito na Geórgia, na sequência de um pedido russo nesse sentido. Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU agendou outra reunião de emergência.
Corpo do artigo
Os embaixadores dos países membros da NATO agendaram para terça-feira uma reunião extraordinária com a Rússia para analisar o conflito em curso na Geórgia, anunciou esta segunda-feira a porta-voz da organização, Carmen Romero.
A reunião será realizada ao nível dos embaixadores ou seus representantes em Bruxelas, sede da Aliança Atlântica, explicou uma fonte diplomática, acrescentando que o encontro terá lugar durante a tarde.
Este anúncio vai assim ao encontro do pedido do representante permanente da Rússia na NATO, Dimitri Rogozin, que tinha solicitado a realização desta reunião esta segunda-feira.
«Uma guerra está em curso e os nossos colegas devem ouvir antes de consultar as suas capitais e de tomar decisões. Devem ouvir cada uma das partes», argumentou o representante russo.
A ministra georgiana, Eka Tkeshelashvili, tem agendado para terça-feira, às 11:30 horas de Lisboa, um encontro com o secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer.
Entretanto, um porta-voz das Nações Unidas informou que o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se novamente, ao inicio da noite desta segunda-feira, sobre a situação na Geórgia, num encontro que contará com a participação de um alto responsável pela manutenção de paz da ONU.