O lado esquerdo de um cargueiro de propriedade britânica, com bandeira de Barbados, sofreu "danos menores".
Corpo do artigo
Um navio britânico ficou danificado num ataque de drone, esta noite, no mar Vermelho, ao largo do Iémen, disse uma empresa de segurança especializada em transportes marítimos.
O lado esquerdo de um cargueiro de propriedade britânica, com bandeira de Barbados, sofreu "danos menores" num ataque de drone, indicou a Ambrey.
Já a agência de segurança marítima britânica UKTMO referiu que uma janela do cargueiro "ficou ligeiramente" danificada por um tiro de um aparelho não tripulado, acima do navio, situado a cerca de 105 quilómetros a oeste de Hodeida, grande porto na costa oeste do Iémen e sob controlo dos rebeldes Huthis.
Esta madrugada, os Estados Unidos realizaram um novo ataque contra os Huthis do Iémen e visaram dois drones navais de superfície, armados com explosivos, disse o exército norte-americano.
"Um ataque de autodefesa contra dois drones navais de superfície com explosivos" foi realizado cerca das 12h30 TMG de segunda-feira (mesma hora em Lisboa), declarou o Comando militar norte-americano no Médio Oriente (Centcom) na rede social X (antigo Twitter).
Os Estados Unidos multiplicaram as operações no Iémen e ao largo deste país em guerra, afirmando atuar para proteger a navegação no mar Vermelho e no golfo de Aden dos ataques dos Huthis, que dizem desencadear estas ações para apoiar os palestinianos na Faixa de Gaza, enclave cercado e bombardeado por Israel nos últimos quatro meses.
Apoiados pelo Irão, os rebeldes Huthis controlam grande parte do Iémen, depois de quase uma década de guerra contra o Governo iemenita.
Nas últimas semanas, também outros grupos armados pró-Irão intensificaram os ataques contra interesses norte-americanos na região, a par dos Huthis que afirmam estar a atacar navios supostamente ligados a Israel, cujo principal aliado militar são os EUA.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, encontra-se no Médio Oriente para tentar alcançar uma trégua na guerra entre Israel e o movimento de resistência islâmica Hamas na Faixa de Gaza, palco de uma grave crise humanitária.