Este é o primeiro carregamento de cereais a sair de território ucraniano por via marítima desde o início da guerra.
Corpo do artigo
Um navio com 18 mil toneladas de milho proveniente da Ucrânia atracou esta segunda-feira à Corunha, na Galiza. Este foi o primeiro carregamento de cereais a sair da Ucrânia por via marítima desde o início da guerra.
O milho foi retirado a pouco e pouco por estrada através da Polónia e da Roménia e transportados para o mar Báltico. O cargueiro, com bandeira finlandesa, chegou de madrugada à Galiza e deverá começar a ser descarregado nesta terça-feira.
Há muito que se procurava um percurso alternativo para exportar os cereais da Ucrânia, que é o quarto exportador mundial. Ao todo, há 22 milhões de toneladas de cereais ucranianos à espera de ser exportados e que fazem falta tanto para a alimentação humana como animal.
Este pode ser um primeiro passo para minimizar a crise alimentar mundial. O governo ucraniano reconhece que o percurso pelo mar Báltico não é fácil mas querem desenvolvê-lo o mais depressa possível. As autoridades não sabem quando é que um novo barco pode chegar aos portos ocidentais.