O navio foi atingido a cerca de 120 quilómetros do Iémen
Corpo do artigo
Um navio mercante ficou danificado após um ataque de drones no Mar Vermelho, perto do Iémen, no início da manhã desde domingo, embora não tenham sido registados feridos, de acordo com uma agência de segurança marítima britânica. Os navios no Mar Vermelho e nas redondezas têm sido alvo de ataques frequentes nos últimos meses meses pelos rebeldes Huthi, apoiados pelo Irão no Iémen e que dizem estar a agir em apoio aos palestinianos por causa da guerra Israel-Hamas, na Faixa de Gaza.
O ataque aconteceu a cerca de 65 milhas náuticas (120 quilómetros) a oeste da cidade portuária iemenita de Hodeida, avançou a United Kingdom Maritime Trade Operations, que é dirigida pela marinha britânica.
"O capitão de um navio mercante relata ter sido atingido por um sistema aéreo não tripulado, resultando em danos no navio. Todos os membros da tripulação estão a salvo e a embarcação está a dirigir-se para o próximo porto de escala", pode ler-se num comunicado da agência e acrescentam que "as autoridades estão a investigar", não atribuindo o ataque a ninguém.
No sábado, o Comando Central dos EUA, que fez ataques de retaliação contra os Huthis por causa dos seus ataques à navegação, disse que tinha destruído três drones náuticos pertencentes ao grupo nas últimas 24 horas. Também disse que o grupo tinha lançado três mísseis anti-navio no Golfo do Aden, mas não foram relatados feridos ou danos significativos.