Negociações de paz entre Putin e Trump? "Única solução" para Europa é criar "mini-NATO"
No programa da TSF e CNN Portugal, O Princípio da Incerteza, Miguel Macedo fala na importância de a Europa se constituir "como uma força de dissuasão séria e credível na arena internacional". Alexandra Leitão teme que o fim dos combates na Ucrânia se traduza "num total benefício do infrator"
Corpo do artigo
A paz entre Moscovo e Kiev e o papel que a Europa deveria desempenhar na procura pelo fim dos combates (até pela sua própria segurança) foi um dos assuntos debatidos no programa da TSF e CNN Portugal, O Princípio da Incerteza.
O historiador Pacheco Pereira vê como única solução a criação de uma "espécie de mini-NATO" por parte dos países europeus "que ainda têm capacidade militar significativa". Polónia, Reino Unido e França, exemplifica ainda, têm de encontrar "uma forma de prestarem um apoio decisivo" à Ucrânia, já que Trump poderá ceder a Putin a qualquer momento durante as negociações de paz.
Por sua vez, a líder parlamentar do Partido Socialista, Alexandra Leitão, acredita que os termos para o fim da guerra vão ter implicações graves em termos de ordem mundial: em vez de estar "minimamente assente no direito internacional" passará a estar definida "na força e num total benefício do infrator".
Já o antigo ministro da Administração Interna do PSD Miguel Macedo entende que está na hora da Europa tomar decisões "claras, duras e difíceis" no que toca à Defesa.
Em particular, "qual o empenho" a ter "para ser tomada como uma força de dissuasão séria e credível na arena internacional".
Três anos depois do início do conflito, Donald Trump falou com Vladimir Putin sobre o fim da guerra no país liderado por Zelensky. Pelo continente europeu aumenta a preocupação sobre se terá ou não um lugar à mesa das negociações.
