Trata-se da primeira declaração da presidência África do Sul desde o regresso de Nelson Mandela a casa, após uma hospitalização de quase três meses.
Corpo do artigo
«O estado de saúde do antigo presidente mantém-se mais ou menos o mesmo que quando o Presidente [Jacob] Zuma o visitou pela última vez, ou seja, estável mais crítico, e Madiba continua a reagir ao tratamento», afirmou fonte da presidência em comunicado, chamando a Mandela o seu nome de clã, afetuosamente adotado pela maioria dos sul-africanos.
O comunicado foi divulgado após uma visita do Presidente Zuma ao herói da luta anti-apartheid na segunda-feira de manhã, rompendo mais de dois meses de silêncio sobre o antigo presidente, com 95 anos.
Zuma deverá inaugurar hoje uma exposição permanente sobre a vida de Nelson Mandela, prémio Nobel da Paz, na sua fundação.
Segundo a sua ex-mulher, Winnie Madikizela Mandela, o antigo presidente está «muito doente» e não é capaz de falar, devido aos tubos que tem introduzidos na boca para drenar os fluidos dos pulmões, comunicando apenas através de gestos faciais.
«Os médicos disseram que esperam que ele volte a ter voz», acrescentou, negando categoricamente que Nelson Mandela esteja a receber suporte de vida.
O primeiro presidente negro da África do Sul está a ser acompanhado em sua casa por 22 médicos de Joanesburgo desde 1 de setembro, depois de ter estado internado num hospital durante cerca de três meses, devido a uma infeção pulmonar e outras complicações.