O ex-presidente sul-africano passou a sua quarta noite hospitalizado, sem que os médicos tenham comunicado hoje qualquer novidade sobre o seu estado clínico.
Corpo do artigo
«Não tenho nenhuma informação nova, os médicos não me telefonaram e são eles que entram em contacto comigo e não o contrário», disse à agência de notícias espanhola Efe, por telefone, o porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj.
Maharaj anunciou sábado que Nelson Mandela voltou a respirar «sem dificuldade», depois de ter sido tratado por causa de uma recaída provocada pela pneumonia.
«Os médicos anunciaram que, devido a uma infeção pulmonar, o ex-presidente Mandela tinha desenvolvido um derrame na pleura, que entretanto foi drenado», explicou a fonte, no seu último comunicado.
Nessa informação, a presidência sul-africana refere pela primeira vez, desde a hospitalização de Mandela, na quarta-feira, que o internamento do ex-presidente estava relacionado com uma pneumonia, para além de agradecer as mensagens de apoio.
De acordo com Maharaj, no sábado, Mandela, de 94 anos, estava «animado» e fazia «progressos constantes» na sua recuperação.
Antes, o porta-voz presidencial tinha anunciado que Mandela estava «consciente», tanto no momento da sua hospitalização, como durante o internamento.
Esta é a terceira vez que Nelson Mandela é hospitalizado nos últimos quatro meses.