Nem Merkel escapou. Conta anónima divulga dados pessoais de centenas de alemães no Twitter
Ataque ocorreu ao longo do mês de dezembro. Suspeitas recaem sobre o movimento de extrema-direita Alternativa para a Alemanha.
Corpo do artigo
Números de telefone, moradas, e-mails, dados fiscais e de cartões de credito. Na Alemanha, nada escapou a um ataque informático que é, desde o inicio de dezembro, responsável pela divulgação destes e outros dados privados de várias figuras alemãs, publicados de forma anónima numa conta do Twitter.
O primeiro alvo foram jornalistas e pessoas ligadas à televisão, tendo depois esta conta passado a publicar informações privadas de centenas de políticos. Da esquerda à direita, todos os partidos foram afetados, menos um: o movimento de extrema-direita Alternativa para a Alemanha.
Esta curiosa exceção faz com que as suspeitas recaiam neste momento sobre os radicais, mas ainda nada está provado. Certo é que entre os políticos expostos ao ataque está a própria chanceler Angela Merkel e centenas de deputados.
O governo alemão já condenou o ataque - considerado um dos maiores da historia do país - e convocou mesmo uma reunião de emergência dos órgãos de ciberdefesa.
Insatisfeitos com a situação, os partidos criticaram a forma como a agência de segurança informática da Alemanha reagiu à situação: não informou os deputados afetados logo que identificou o ataque. Tanto que, na prática, só esta sexta-feira é que o governo divulgou a informação, sendo que muitos deputados garantem que só tiveram conhecimento do problema através da comunicação social.
A agência de segurança informática alemã já respondeu à críticas, explicando em comunicado que só precisamente esta sexta-feira é que conseguiu relacionar os vários casos de fuga de dados, uma vez que os ataques ocorreram ao longo de todo o mês de dezembro.
De momento, ainda não é conhecida toda a extensão do ataque, mas a ministra da Justiça da Alemanha, Katarina Barley, fala de um "ataque sério" e acusa os responsáveis de quererem prejudicar a confiança na democracia e nas instituições do país.