O filho do novo embaixador de Israel em Washington era um soldado das forças de defesa de Israel, que morreu em combate no norte de Gaza, no ano passado
Corpo do artigo
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, nomeou Yechiel Leiter, um nome reconhecido em Israel pelo forte apoio à guerra na Faixa de Gaza, como embaixador do país nos EUA.
O publicitário de direita Yechiel Leiter, nascido nos EUA, é defensor da expansão dos colonatos judeus nos território palestiniano. Além de ter ocupado o cargo de chefe de gabinete no Ministério das Finanças, também desempenhou funções como vice-diretor geral no Ministério da Educação e presidente em exercício da Companhia de Portos de Israel.
Para além do seu percurso, o filho do novo embaixador de Israel em Washington era um soldado das forças de defesa de Israel, que morreu em combate no norte de Gaza, no ano passado.
A nomeação de Leiter ocorreu três dias após a eleição de Donald Trump para um segundo mandato como Presidente dos EUA. Israel prepara-se agora para colaborar com o novo Governo norte-americano.
Na terça-feira, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manteve também uma conversa telefónica com Trump, na qual acordaram "trabalhar juntos para a segurança de Israel".
"O primeiro-ministro [de Israel] foi um dos primeiros a telefonar ao Presidente eleito dos Estados Unidos. A conversa foi calorosa e cordial. Os dois concordaram em trabalhar em conjunto para a segurança de Israel e também discutiram a ameaça iraniana", indicou na altura o gabinete de Netanyahu num comunicado.
Donald Trump garantiu esta sexta-feira, contudo, numa conversa telefónica ao homólogo palestiniano, Mahmud Abbas, que vai "trabalhar para acabar com a guerra" na Faixa de Gaza.
Pelo menos 43.508 pessoas morreram e 102.684 ficaram feridas na Faixa de Gaza desde que Israel ali iniciou a sua guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, há 13 meses, em retaliação contra um ataque deste a território israelita, que fez cerca de 1200 mortos e 251 reféns.