A lista do primeiro-ministro israelita cessante, Benjamin Netanyahu, venceu as eleições legislativas, ao eleger 31 deputados, seguida pelo partido centrista Yesh Atid, de Yair Lapid, com 19, informou hoje a comissão eleitoral central.
Corpo do artigo
O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, de Shelly Yachimovich, surge em terceiro lugar, com 15 deputados, enquanto o Pátria Judia, uma formação nacionalista religiosa que representa os colonos e é dirigida por Naftali Bennett, conseguiu 12 eleitos.
O parlamento israelita (Knesset) é composto por 120 deputados.
Os resultados preliminares atribuíam ao Pátria Judia 11 deputados, mas os resultados publicados hoje à noite, que incluem os votos dos soldados, deram-lhe mais um lugar, em detrimento do Lista Árabe Unida / Raam-Taal, que passa de cinco para quatro.
Estes resultados definitivos, publicados pela comissão eleitoral, só se tornarão oficiais quando foram apresentados na próxima semana ao Presidente Shimon Peres.
Na eleição do 19.º Knesset votaram 3.834.136 dos 5.656.133 eleitores, o que representa uma taxa de participação de 67,79 por cento, que escolheram entre 31 listas, das quais 12 conseguiram eleger deputados.
Entre os 120 parlamentares existem 53 novos, dos quais 47 são estreias absolutas, e um recorde de participação feminina, com 27 eleitas.
Mais de 10 por cento (13) dos deputados vivem em colónias na Cisjordânia, o que é outro recorde.
Dos 120 deputados, 215 nasceram fora de Israel, quatro são generais reformados, dos quais dois foram chefes de Estado-Maior, e 16 foram jornalistas, dos quais dois dirigem partidos, a saber Yair Lapid (Yesh Atid) e Shelly Yechimovich, que dirige os trabalhistas.
Mencione-se ainda a existência de 39 judeus religiosos, eleitos em seis partidos, e 12 deputados não judeus, dos quais 10 em listas árabes, um na lista de Netanyahu (Likud-Beiteinu) e outra na lista do partido de esquerda Meretz.
Os trabalhistas têm o deputado mais novo (Stav Shaffir, 27 anos) e o mais velho, Binyamin Ben Eliezer, 76 anos.
O deputado centrista Meir Chetrit, do HaTnuah, é o que tem esta condição há mais tempo, uma vez que tem repetido a eleição, desde que se estreou em 1981.