Neverforgettovote.com é um endereço na Internet e um vídeo. Mas é também um apelo contra a abstenção e contra todos os extremismos de direita, anti-europeístas. Surge no Youtube e numa voz simbólica de alguém que diz saber bem o que é desejar o esquecimento
Corpo do artigo
É um apelo à memória para que o passado não se repita. Aos 48 anos Rainer Höss, neto do nazi Rudolph Höss, aceitou ser a face visível de uma campanha da Juventude Social Democrata sueca, contra o avanço da extrema direita na Europa, a Neverforgettovote.com.
Em declarações à agência France Presse, Rainer disse que só descobriu o alcance do envolvimento do avô no Holocausto aos doze anos, quando um professor lhe contou que Rudolph Höss tinha sido comandante do campo de concentração de Auschwitz e responsável pela morte de um milhão de pessoas. Alguns desses rostos são fotografias espalhadas pela mesa que surge no vídeo.
[youtube:KicA_0LNrsw]
Rainer passou 20 anos a pesquisar sobre o nazismo e sobre as suas origens. Diz que a extrema direita avança de forma lenta mas eficaz na Europa e lembra que a democracia e os direitos humanos nunca estão garantidos.
Nesta campanha Rainer Höss diz o mesmo que tem vindo a repetir aos alunos: é preciso aprender com os erros do passado e, neste caso, a arma é o voto.