No Médio Oriente, a Rua Sésamo vai ensinar um "ABC emocional" a crianças vítimas da guerra
Ahlan Simsim estreia em 2020 e inclui conteúdos especialmente pensados para crianças refugiadas.
Corpo do artigo
A Rua Sésamo chegou ao Médio Oriente, não só para ensinar o alfabeto e valor da amizade, mas também para ajudar crianças a lidar com traumas de guerra e eventual a fuga de casa.
As filmagens do Ahlan Simsim (bem-vindo Sésamo) arrancaram este ano e a estreia nas televisões será em fevereiro de 2020.
As personagens já conhecidas como o Monstro das Bolachas, Gualter e Elmo juntam-se um refugiado sírio chamado Jad e a sua amiga Basma, que vão falar árabe e ter Ma'zooza, uma cabra, como animal de estimação.
Dirigido a crianças com entre 3 e 8 anos, o programa inclui um "ABC emocional" - terapias como técnicas para "respirar pela barriga" ou contar até cinco para lidar com a ansiedade, explicou à CNN o diretor executivo, Scott Cameron.
Escrito em parceria com psicólogos e terapeutas, muitos membros da equipa de filmagens dão também refugiados, como o homem que dá vida à personagem Jab.
LdXP8_beBA8
A ideia partiu da organização não-governamental Sesame Workshop em parceria Comité Internacional de Resgate e surgiu em 2016. Em 2017 venceu um prémio de 100 milhões de dólares da fundação MacArthur.
O conflito na Síria já fez mais de 12 milhões de deslocados, mais de metade são crianças.