Milhares de pessoas encheram o centro de Barcelona em manifestação contra o terrorismo, após os ataques do dia 17, sob o lema "Eu não tenho medo".
Corpo do artigo
Uma manifestação que contou com a presença do Rei de Espanha e do chefe de Governo espanhol.
A encabeçar a manifestação, que começou pouco depois das 17h em Lisboa, estavam 75 representantes de todas as forças de segurança -- Mossos, Polícia Nacional, Guarda Civil e polícias locais -- e de emergência, assim como as entidades civis que tiveram um papel de destaque no passado dia 17 de agosto, no decorrer dos atentados de Barcelona e Cambrils, nos quais morreram 15 pessoas e mais de 120 ficaram feridas.
Assim que chegaram, tanto o Rei Felipe VI, como Mariano Rajoy foram vaiados por alguns movimentos independentistas que conseguiram aproximar-se da frente da manifestação.
Mesmo atrás desta primeira fila que encabeça a manifestação, e antes das filas destinadas aos políticos e representantes institucionais, há uma segunda frente onde seguem os representantes civis, com destaque para os familiares das vítimas dos atentados.
A integrar a manifestação pode ver-se um grande número de emblemas independentistas, sobretudo concentrados atrás dos políticos, assim como bandeiras catalãs e espanholas por todo o percurso.
Foram também exibidos dois grandes cartazes azuis com as frases "As vossas políticas, as nossas mortes", e "Felipe VI e o Governo, cúmplices do tráfico de armas" de coletivos pela independência e que são contra a presença do rei e do governo central.
Mas o verdadeiro tema central que protagonizou a manifestação contra o terrorismo, em fundo branco e com letras pretas, foi o "No tinc por", em português "Não tenho medo", que também foi entoado de forma reiterada e que se podia ler em diferentes idiomas e em cartazes mais pequenos, levados cidadãos de diferentes nacionalidades, muitos deles turistas.
O Rei, Rajoy e as restantes autoridades caminharam pelo 'Paseo de Gràcia' até à Praça da Catalunha, ladeados por jovens de diferentes religiões, entre eles uma jovem com um lenço islâmico.