Os três foram distinguidos "pelas suas descobertas relacionadas com a tolerância imunológica periférica"
Corpo do artigo
O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído esta segunda-feira aos norte-americanos Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e ao japonês Shimon Sakaguchi, anunciou o secretário do Comité Nobel Thomas Perlmann, no Instituto Karolinska, em Estocolmo.
Os três foram distinguidos "pelas suas descobertas relacionadas com a tolerância imunológica periférica". "As suas descobertas lançaram as bases para um novo campo de investigação e estimularam o desenvolvimento de novos tratamentos, por exemplo, para o cancro e doenças autoimunes", sublinhou o júri.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel em doar a sua imensa fortuna para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à Humanidade.
O inventor da dinamite expôs este desejo num testamento redigido em Paris em 1895, um ano antes da sua morte. Os prémios foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
As cerimónias de atribuição dos prémios decorrerão no dia 10 de dezembro, data que assinala o aniversário do seu fundador.
Em atualização
