A Academia Sueca decidiu destacar o trabalho dos dois cientistas ao nível da organocatálise assimétrica.
Corpo do artigo
O Prémio Nobel da Química de 2021 foi atribuído, esta quarta-feira, ao alemão Benjamin List e ao britânico David W.C. MacMillan, pela Academia Sueca, em Estocolmo. Os cientistas são distinguidos pelos seus feitos no "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", uma "nova e engenhosa ferramenta para a construção de moléculas".
De acordo com o comité responsável pela atribuição do Nobel, o trabalho desenvolvido pelos dois laureados é útil na pesquisa farmacêutica e ajudou a tornar a química mais ecológica.
BREAKING NEWS:
- The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2021
The 2021 #NobelPrize in Chemistry has been awarded to Benjamin List and David W.C. MacMillan "for the development of asymmetric organocatalysis." pic.twitter.com/SzTJ2Chtge
"Durante muito tempo os investigadores acreditaram que só existiam dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. Independentes um do outro, os laureados com o Prémio Nobel Benjamin List e David MacMillan desenvolveram um terceiro tipo - a organocatálise assimétrica", refere o Prémio Nobel, na sua página oficial no Twitter.
"A descoberta levou a construção molecular a todo um novo nível. Não só tornou a química mais verde como também tornou muito mais fácil a produção de moléculas assimétricas", indica o comité que atribuiu o prémio.
WATCH LIVE: Join us for the 2021 Nobel Prize in Chemistry announcement.
- The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2021
Hear the breaking news first - see the live coverage from 11:45 CEST.
Where are you watching from? #NobelPrize https://t.co/KAmrt2MfOM