Noite caótica em França após vitória do PSG: duas pessoas morreram, carro abalroou multidão e há centenas de pessoas detidas
De acordo com os últimos dados das autoridades francesas, 559 pessoas foram presas durante a noite de sábado para domingo. No total, 192 pessoas ficaram feridas e duas pessoas, em Dax e Paris, morreram
Corpo do artigo
Duas pessoas morreram e mais de 550 foram detidas em França, durante os festejos do Paris Saint-Germain, que venceu pela primeira vez no sábado a Liga dos Campeões de futebol.
A festa deu, contudo, rapidamente lugar a distúrbios na capital francesa mas não só: duas pessoas morreram, pelo menos dois carros e uma casa foram incendiados e há dezenas de montras partidas. A polícia usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os tumultos.
Segundo o jornal francês Le Figaro, o número de detidos continua a aumentar. De acordo com os últimos dados das autoridades, 559 pessoas foram presas, incluindo 491 em Paris, durante a noite de sábado para domingo. No total, 192 pessoas ficaram feridas e duas pessoas, em Dax e Paris, morreram. Foram ainda registados 692 incêndios, incluindo 264 veículos.
À margem das comemorações da final da Liga dos Campeões, uma mulher morreu na noite de sábado, em Paris, após ter sido atropelada por um carro enquanto seguia de scooter, apurou a AFP.
Em Dax, no sudoeste do país, um menor de 17 anos foi esfaqueado até à morte durante uma concentração para celebrar o triunfo do clube parisiense sobre o Inter de Milão.
Ainda, quatro pessoas da mesma família ficaram feridas em Grenoble, sudeste de França, após um carro ter abalroado uma multidão que festejava a vitória do PSG.
"Um veículo terá perdido o controlo, atingindo quatro pessoas, duas das quais estão gravemente feridas", disseram as autoridades municipais à agência France-Presse (AFP), acrescentando que o condutor se entregou à polícia.
Questionado pela AFP, o Ministério Público confirmou apenas que o condutor se encontra sob custódia policial.
Fonte próxima do caso disseram que o ato não foi intencional.
Segundo essa mesma fonte, o condutor circulava em alta velocidade na avenida Jean-Jaurès, uma das principais artérias de Grenoble, quando tentou fazer uma derrapagem controlada, atingindo a multidão reunida para celebrar a vitória do Paris Saint-Germain, que venceu o Inter de Milão (5-0) em Munique, na final da Liga dos Campeões.
O veículo atropelou quatro pessoas: dois homens de 17 anos e duas mulheres de 23 e 46 anos, membros da mesma família, de acordo com a fonte próxima ao caso.
