O suspeito dos ataques de sexta-feira, que provocaram a morte de mais de 90 pessoas, será apresentado na segunda-feira a um juiz para decidir sobre a prisão preventiva.
Corpo do artigo
«O suspeito será apresentado amanhã perante um tribunal para decidir a prisão preventiva», afirmou o comissário Sveinung Sponheim, da polícia de Oslo, durante uma conferência de imprensa.
De acordo com a legislação norueguesa, o juiz pode decidir a prisão preventiva por um máximo de quatro semanas, que pode ser renovada numa nova audiência no final desse período.
Actualmente, Anders Breivik Behring tem o estatuto de suspeito.
Questionado sobre se a audiência de segunda-feira será aberta ao público ou não, Sveinung Sponheim respondeu que essa decisão caberá ao juiz.
A polícia disse ainda que não são conhecidos os motivos da atitude de Anders Breivik Behring, que já admitiu os factos alegados contra si.
Na sexta-feira, a explosão de uma bomba no centro governamental de Oslo e um tiroteio num campo de férias organizado pelo Partido Trabalhista, numa ilha a 40 quilómetros da capital da Noruega, provocaram 93 mortos, segundo os últimos números divulgados pela polícia.
A polícia supõe que Behring agiu sozinho, tal como o próprio alega, mas não descarta a existência de cúmplices.