"Nós estamos a lutar contra um candidato com ideias fascistas ou até mesmo nazistas"
"Contra o ódio, pela democracia no Brasil" é o mote da manifestação que junta, este domingo, centenas de portugueses e brasileiros em Lisboa. Jair Bolsonaro é o alvo dos protestos.
Corpo do artigo
Centenas de pessoas juntam-se esta tarde, em Lisboa, numa manifestação "Contra o ódio, pela democracia no Brasil", isto é, contra Jair Bolsonaro.
Andrea Sousa, uma das organizadoras, explica à TSF que o protesto tem um alvo bem concreto.
"O sentido é em relação a um candidato específico: o Jair Bolsonaro, porque ele é um político que já está há quase 30 anos no nosso parlamento, nunca fez nenhuma proposta em benefício da população e, além disso, ele é um político com ideias fascistas. Ele propaga o ódio, ele propaga a discriminação, é um defensor da censura. Existe uma frase dele que diz: O problema da nossa ditadura foi ter torturado e não matado."
TSF\audio\2018\10\noticias\21\andrea_sousa_1_manif_lx_brasil
A organizadora espera entre quinhentas e cerca de mil pessoas na manifestação, marcada para a Praça Luís de Camões, num protesto que junta os dois lados do Atlântico.
"Vai haver movimentos sociais ligados a Portugal, porque este não é um movimento que está a ser liderado apenas por brasileiros, está a ser liderado por portugueses e por brasileiros que entendem a importância da democracia e a luta da democracia."