O líder do partido conservador grego da Nova Democracia, Antonis Samaras, afirmou hoje que uma "nova era" vai iniciar-se na Grécia depois das eleições legislativas de hoje.
Corpo do artigo
«Hoje o povo grego fala. Amanhã [segunda-feira] começa uma nova era para a Grécia», disse Samaras à imprensa, depois de ter votado em Pilos (em grego, Pylos), cidade localizada na península do Peleponeso.
Apenas dois partidos estão em condições de vencer o escrutínio, os conservadores da Nova Democracia (ND), liderada por Antonis Samaras, de 61 anos, e a Coligação da Esquerda Radical (Syriza), que agrupa 12 organizações da esquerda alternativa e dirigida por Alexis Tsipras, de 37 anos.
As urnas abriram hoje na Grécia às 07:00 locais (05:00 em Lisboa) para as eleições legislativas que assumem a forma de um referendo sobre o euro e vão determinar o futuro do país em crise.
As assembleias de voto estarão abertas até às 19:00 (17:00 em Lisboa), quando serão divulgados os resultados da primeira sondagem à boca das urnas, revelando o rumo que os gregos escolheram para o país.
Muitos observadores consideram que esta pode ser a última hipótese de evitar o colapso total, não só da Grécia, mas também da zona euro.