O presidente da câmara de Nova Iorque nomeou Kathleen Corradi para coordenar a luta.
Corpo do artigo
Nova Iorque declarou guerra ao "inimigo número um" da cidade: os ratos. O presidente da Câmara nomeou Kathleen Corradi para combater a praga dos roedores na cidade onde os avistamentos de ratos duplicaram desde o ano passado.
Apelidada pela imprensa norte-americana como 'Czarina dos Ratos', a nova diretora de mitigação de roedores (assim é o nome do cargo oficial) vai coordenar os esforços de diferentes agências, organizações comunitárias e empresas privadas para reduzir a população de ratos que representam um problema de saúde pública. E segundo a CNN terá um salário de 155.000 dólares anuais, o equivalente a cerca de 140.600 euros.
Pode ter acontecido há quase 25 anos o momento revelador de que Kathleen Corradi viria a assumir tal missão. Tinha dez anos e estava a caminhar pelas linhas de comboio em Long Island com a mãe, quando avistou um rato morto.
TSF\audio\2023\04\noticias\13\fatima_valente
Kathleen ficou horrorizada. Fez circular uma petição entre os vizinhos para entregar às autoridades eleitas a exigir que a área fosse limpa. A companhia do metro tomou conhecimento e fez uma desratização.
Daí até se dedicar ao combate contra os ratos, Kathleen Corradi foi professora primária e tornou-se especialista em uso do solo e sustentabilidade em Nova Iorque.
Agora, o presidente da câmara de Nova Iorque antecipa que irá enfrentar desafios mais intensos na nova função. Mas Eric Adams, que a apresentou esta quarta-feira num parque no Harlem, descreveu-a como uma "maestrina" que vai coordenar com sucesso os esforços de vários departamentos para resolver o problema dos ratos da cidade.
O líder de Nova Iorque concluiu que Katheleen Corradi tem as doses certas de experiência, determinação e instinto assassino para o cargo.
Para controlar a população de ratos, Kathleen Corradi adiantou que vai apostar na redução do desperdício de alimentos. Nova Iorque implementou um plano para reduzir a quantidade de tempo que o lixo comercial e residencial pode ficar na rua antes da recolha, se não for armazenado em contentores.