O autarca de Nova Iorque, Michael Bloomberg, alertou que uma nova tempestade deverá atingir a cidade na quarta-feira e o Presidente, Barack Obama, manifestou preocupação pelas vítimas do furacão Sandy perante esta nova ameaça.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Presidente norte-americano mostrou-se preocupado que as pessoas que perderam os seus lares no furacão da semana passada e outras vítimas do Sandy possam agora ser novamente afetadas pela tempestade prevista para esta semana.
O mesmo texto indica que Obama manteve uma conversa telefónica com o responsável da Segurança Interna para discutir o rescaldo do desastre provocado pelo Sandy.
Entretanto, o autarca de Nova Iorque anunciou que a cidade se prepara para uma nova tempestade, cuja chegada está prevista para quarta-feira e que ameaça provocar novas inundações nas zonas costeiras da cidade.
«A previsão do tempo é que, com a nova tempestade, a água suba de 60 centímetros a 1,3 metros, muito menos do que com o Sandy, mas há risco de inundações nas zonas costeiras», advertiu Bloomberg em conferência de imprensa.
O autarca disse que o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu para a cidade de Nova Iorque um alerta para ventos fortes e possíveis inundações costeiras «desde a primeira hora da manhã de quarta-feira até à noite».
Bloomberg anunciou por isso que todos os parques e praias públicas da cidade permanecerão encerrados durante pelo menos vinte e quatro horas, a partir do meio-dia local de quarta-feira (17:00 em Lisboa).
«Desta vez não vamos anunciar uma ordem de evacuação geral, mas estamos a pedir às pessoas que tomem precauções, especialmente os que vivem nas zonas próximas da água», afirmou.
Bloomberg alertou que as temperaturas deverão baixar nas próximas horas e apelou aos nova-iorquinos para que procurem ajuda se detetarem sinais de hipotermia.
Nas zonas sem eletricidade, os voluntários irão "porta a porta" pedir às pessoas que recorram a refúgios.
Segundo o último balanço de Bloomberg, 91.000 nova-iorquinos continuam sem energia elétrica na cidade, uma semana depois da passagem devastadora do Sandy, que deixou quase meia centena de mortos no estado.
Por seu lado, o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, advertiu que é preciso estar «preparados para o pior» perante a chegada da nova tempestade e garantiu que continuará a trabalhar-se «sete dias por semana e 24 horas por dia» até que todas as famílias recuperem a energia elétrica.
"A tempestade que aí vem não será um Sandy, mas estamos a preparar-nos para o pior", declarou Cuomo, numa outra conferência de imprensa para informar sobre o andamento dos trabalhos de recuperação do estado após a passagem do furacão.