Alerta é feito pelo ministro britânico da Saúde. Holanda e Bélgica suspendem ligações aéreas com Reino Unido como medida preventiva contra a propagação da nova variante do vírus.
Corpo do artigo
A nova variante do coronavirus está fora de controlo. O alerta é dado pelo ministro britânico da Saúde, depois de criticas à decisão do governo britânico, que ordenou um novo confinamento, na região de Londres e sudeste de Inglaterra, obrigando milhões de pessoas a cancelarem os planos de Natal.
13157068
Numa declaração feita este domingo de manhã, Matt Hancock reforçou que a nova variante está fora de controlo e admitiu que as restrições agora decididas podem prolongar-se até que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível para toda a população.
O ministro britânico da Saúde pede que se limitem todas as viagens e que os britânicos nas zonas atingidas pela nova variante se comportem como se estivessem infetados.
Esta nova variante é 70 por cento mais contagiosa do que a estirpe até agora conhecida e é responsável por mais de 60 por cento dos novos casos em Londres, registados nos últimos dias.
A Holanda decidiu entretanto proibir os voos para o Reino Unido como medida preventiva para impedir a entrada no país da nova variante do novo coronavirus. O primeiro-ministro holandês adiantou que também podem ser revistas as ligações entre os dois países via outras formas de transporte.
Também a Bélgica decidiu suspender todos os voos e ligações de comboio com o Reino Unido.
Por seu turno, a Alemanha está a equacionar suspender os voos para o Reino Unido. A informação é avançada pela agência France Presse, que cita fontes do governo alemão. A Alemanha está também a avaliar a suspensão dos voos para a África do Sul.