Dezenas de milhares de pessoas foram transferidas para abrigos.
Corpo do artigo
Nove pessoas estão desaparecidas no centro da China, na sequência de um aluimento de terras causado por chuva forte, com grande parte do país a registar inundações e temperaturas escaldantes, disseram este domingo as autoridades.
Cinco pessoas foram resgatadas dos escombros de um estaleiro de obras numa estrada, na província central de Hubei, onde o acidente ocorreu no sábado. As equipas continuavam à procura de mais sobreviventes.
Dezenas de milhares de pessoas foram transferidas para abrigos devido às fortes inundações no norte, no centro e no sudeste da China.
As inundações sazonais são habituais na China, mas este ano o país tem registado simultaneamente ondas de calor e seca, com Pequim a suspender o trabalho ao ar livre.
Até à data, duas mortes em Pequim foram atribuídas ao calor, enquanto as autoridades sanitárias de Shaoxing, uma cidade da província de Zhejiang, disseram na quinta-feira ter registado mortes causadas pelo calor, mas não especificaram um número.
Na quinta-feira, as autoridades meteorológicas advertiram que a seca severa no norte da China estava a ameaçar as colheitas e a sobrecarregar as redes elétricas.
No sul, as fortes inundações provocaram a deslocação de milhares de pessoas nas últimas semanas.
A temperatura média da Terra atingiu um novo recorde não oficial na quinta-feira, o terceiro marco numa semana que já foi considerada a mais quente de sempre.