Mega estrutura foi concebida para isolar, durante os próximos cem anos, os materiais radioativos resultantes do pior acidente nuclear da história.
Corpo do artigo
O novo sarcófago construído para confinar o reator número 4 da central nuclear de Chernobyl foi oficialmente apresentado ao público pela primeira vez esta terça-feira.
A estrutura demorou nove anos a construir e estima-se que dure 100 anos antes de se começar a deteriorar, deixando de ser eficaz para proteger o ambiente das 200 toneladas de material altamente radioativo.
É também a maior estrutura móvel terrestre alguma vez construída. Tem 257 metros de comprimento, 108 metros de altura e pesa mais de 36 mil toneladas, o suficiente para cobrir os destroços do reator nuclear e o primeira cúpula construída sob o reator imediatamente depois do acidente nuclear, em 1986.
O designado Novo Confinamento Seguro custou ao todo 2,2 mil milhões de euros. O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento avançou 715 milhões de euros e o restante partiu de um fundo com contribuições de 45 países. A Ucrânia, foi um dos que mais pagou: 100 milhões de euros.
As visitas turísticas à central nuclear e à cidade abandonada de Pripyat aumentaram este ano, em grande parte devido à transmissão da série da HBO "Chernobyl". Até já há lojas de souvenirs nos postos de controlo.
10976356