
epa06371946 United Nations Secretary-General Antonio Guterres reads a statement reiterating the United Nation's position that peace between Israel and Palestine is dependent on a two state solution with Jerusalem as a joint capital at United Nations headquarters in New York, New York, USA, 06 December 2017. The statement came in response to US President Donald Trump's announcement that the United States was going to recognize Jerusalem as the capital of Israel. EPA/JUSTIN LANE
Justin Lane/EPA
O secretário-geral das Nações Unidas pretende que signatários do acordo se mantenham unidos.
Corpo do artigo
António Guterres apelou hoje aos restantes seis países signatários do acordo nuclear com o Irão que "respeitem totalmente os seus compromissos", apesar da retirada dos Estados Unidos.
"Estou profundamente preocupado com o anúncio da retirada dos Estados Unidos do acordo e o retomar de sanções das sanções dos Estados Unidos", referiu António Guterres, através do seu porta-voz.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.
"Hoje anuncio que os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irão", disse Trump numa declaração à imprensa na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos "voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível".
Donald Trump afirmou que tem "a prova" de que o Irão mentiu sobre o seu programa nuclear, classificando aquele país como "um regime de grande terror".
Contudo, António Guterres salientou que o acordo é uma "grande conquista" da diplomacia, que contribuiu para a "paz e segurança nacional e internacional".