Nuno Marques chegou à Noruega para jogar futebol e agora é candidato às eleições locais
À TSF, o português que é vice-presidente do município de Notodden afirmou que espera vir a liderar o município.
Corpo do artigo
Esta segunda-feira é dia de eleições locais na Noruega e há um português que vai a votos. Nuno Marques chegou ao país há 19 anos para jogar futebol e hoje é vice-presidente da Câmara Municipal de Notodden, no sul do país, a cerca de cem quilómetros da capital, Oslo.
"Tudo começou há quatro anos, quando eu também fui candidato. Depois fui eleito como vice-presidente e estes quatro anos passaram muito rápido, muito por culpa também da pandemia e depois o partido decidiu apostar novamente em mim e temos feito um bom trabalho durante estes quatro períodos, então por que não mais quatro anos? Agora, se continuarei como vice-presidente ou ser eleito como Presidente, os resultados logo à noite irão ditar como é que serão os próximos quatro anos", conta à TSF o candidato português de um partido de centro às eleições em Notodden.
TSF\audio\2023\09\noticias\11\nuno_marques_1_porque
Comparando a política norueguesa com a portuguesa, Nuno Marques explica que "é um pouco diferente", porque, na Noruega, "existe uma maior confiança entre as pessoas, os eleitores e os políticos" e "a distância é bastante curta entre as pessoas e os políticos e as pessoas também exigem mais dos políticos".
Nuno Marques chegou à Noruega em 2004 para jogar futebol no Lyn. Guarda-redes de posição, o português formou-se no Benfica, mas as poucas oportunidades levaram-no até ao norte da Europa, onde passou toda a restante carreira. Chegou ao Notodden FK em 2008.
"Muitas pessoas já me conheciam do futebol. Fui um jogador muito leal e muito querido dos adeptos e dos habitantes. Portanto, isso ajudou muito quando de repente apareço como o primeiro candidato a Presidente do município de Notodden. Ou seja, a reação deles foi bastante boa e tem sido bastante boa. Não me veem como estrangeiro, porque já estou cá há muitos anos. Já sei falar a língua e adquiri a dupla nacionalidade, portanto, tem corrido muito bem", afirma o agora treinador de guarda-redes e professor universitário.
TSF\audio\2023\09\noticias\11\nuno_marques_3_estrangeiro_sem_prob
Quanto a estas eleições e ao futuro, as promessas à população foram muito simples: "Felizmente, nestes últimos anos, têm existido um bom desenvolvimento aqui em Notodden em termos de indústrias de trabalho. As pessoas estão bastante otimistas em relação ao futuro, embora isto dos juros e da inflação também tenha chegado aqui à Noruega. Não prometi nada de especial, apenas a construção de uma de uma escola primária aqui numa zona em Notodden, que já há mais de dez anos que foi prometida."
Nuno Marques não coloca de parte a possibilidade de um dia voltar a Portugal e candidatar-se a uma autarquia nacional.