A TSF conversou com duas portuguesas que residem em Barcelona. Elas falam de alguma tensão e da expectativa para ver o que vai acontecer nos próximos dias.
Corpo do artigo
Apesar dos apelos à calma, feitos tanto por Mariano Rajoy como Puidegmont, o clima que se vive em Barcelona é bastante tenso.
Ouvida pela TSF, Maria João Moreno, professora de português na capital catalã, receia que o conflito aberto possa estar próximo.
TSF\audio\2017\10\noticias\27\maria_joao_moreno
Já Ana Sousa, uma portuguesa a viver há onze anos na Catalunha, descreve um cenário mais tranquilo. Ouvida pela TSF, Ana Sousa diz estar na expectativa para ver como vai evoluir a situação.
TSF\audio\2017\10\noticias\27\ana_sousa_barcelona
Hugo Madeira diz não notar nada de anormal, com as lojas abertas e as ruas cheias de pessoas. As diferenças estão mais no coração da cidade. "A chegar à Praça de Sant Jaume comecei a ver mais bandeiras independentistas e pessoas mais festivas, a cantar 'fora a bandeira espanhola', porque o Palácio da Generalitat ainda tem a bandeira espanhola no cimo do edifício. Aceder ao centro da Praça e às suas artérias é completamente impossível, embora não veja veja mais polícia".
TSF\audio\2017\10\noticias\27\26_hugo_madeira