Bettina Maidmenton impulsionou a plataforma Plastic Free Hackney, que trabalha com o objetivo de reduzir ao máximo os resíduos.
Corpo do artigo
No bairro londrino de Hackney, há uma dona de casa de 39 anos que declarou guerra ao plástico. Em casa de Bettina Maidment é difícil encontrar este material não-biodegradável.
As compras são feitas numa mercearia comprometida em minimizar o uso deste material. O uso de sacos de plástico é vetado, pelo que produtos como massa, óleo ou leite são vendidos em sacos de pano ou recipientes de vidro reutilizáveis. Bettina estende a sua preocupação com o planeta à educação dos filhos, de dois e seis anos. Os brinquedos feitos de plástico não são proibidos lá em casa, mas são sempre comprados em segunda mão.
https://www.instagram.com/p/BiXSBuEhJQC/
Agora, Bettina está a contagiar os vizinhos. Através da iniciativa Plastic Free Hackney - uma campanha de luta contra o plástico, que atua junto de negócios locais, escolas, organizações comunitárias e as autarquias -, todo o bairro vive atualmente empenhado em eliminar o uso de materiais não-biodegradáveis na comunidade, reduzindo o desperdício ao máximo.
No último domingo de cada mês, reúnem-se mais de cem voluntários para limpar os espaços verdes que envolvem o bairro e o canal do rio Lea. Recolhem palhinhas, recipientes e todo o tipo de lixo.
https://www.instagram.com/p/Bv9cPBLHynM/
Embora há três anos, quando Bettina começou a promover a Plastic Free Hackney, a campanha tenha sido encarada com algum ceticismo, hoje a dona de casa já é considerada uma "influenciadora" pelos vizinhos.
Ander Zabala, gerente dos serviços de reciclagem de Hackney, reconhece em Bettina a capacidade de mobilizar os vizinhos para este movimento. "Tentamos maximizar o efeito Bettina para promover a causa verde no bairro", afirmou, em declarações ao El País.
Bettina Maidment diz sentir-se realizada com a iniciativa e não tem dúvidas de que "remover o plástico é possível".