A ideia é defendida pelo presidente do Portugal Iran Business Council. O empresário Nader Haghighi lembra que o Irão tem 80 milhões de habitantes e é "um país organizado".
Corpo do artigo
Antes das sanções económicas impostas em 2012, as exportações portuguesas para o Irão representavam cerca de 35 milhões de euros. Agora, depois do acordo sobre o programa nuclear e com o mercado europeu estagnado, o empresário luso-iraniano Nader Haghigi diz que o Irão deve ser olhado como uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas;" Tem 80 milhões de habitantes, 65% da população tem menos de 35 anos. Para além dos recursos naturais tem recursos humanos excecionais, mais de 16 milhões de licenciados".
Nos últimos anos, o presidente do Portugal Iran Business Council acompanhou mais de uma centena de empresários portuguesas em viagens ao Irão e conta, em declarações à TSF, que se mostraram surpreendidos com "um país bem organizado e cheio de vontade de cooperar".
Nader Haghighi diz que o Irão é um mercado interessante para vários setores da economia portuguesa. Apesar de ser um produtor de petróleo está a investir em energias renováveis e o crescimento económico do país representa também uma boa oportunidade para as empresas de construção civil.
O empresário que vive em Portugal há 30 anos acrescenta ainda as áreas das tecnologias de informação, a indústria agro-alimentar e a gestão de resíduos.