Está patente no Imperial War Museum, em Londres, uma exposição que mostra o impacto que o ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque, teve no trabalho de artistas contemporâneos. A TSF foi espreitar.
Corpo do artigo
A mostra chama-se "Age of Terror, a arte desde o 11 de setembro" e oferece ao visitante perspetivas diferentes do que é viver num mundo pós-11 de setembro.
TSF\audio\2017\11\noticias\22\emanuel_nunes
A exposição ocupa todo o terceiro andar e é a maior exposição alguma vez feita no Imperial War Museum. A "Age of Terror" pretende mostrar de que forma vários artistas contemporâneos responderam, através das suas obras, aos ataques do 11 de setembro.
XLg5XpZa5YE
Saana Moore, curadora da exposição explica que muitos artistas levaram algum tempo até conseguirem transpor para os seus trabalhos as emoções relacionadas com o atentado que mudou o mundo.
"A seguir ao atentado, houve alguma resistência em fazer obras sobre um assunto que era um pouco polémico. Era quase considerado inapropriado fazer trabalhos sobre o 11 de setembro. Por isso, vários anos depois, alguns dos artistas com trabalhos nesta exposição, regressaram ao tema. Acho que eles precisavam desse distanciamento entre os eventos e o processamento dos factos através das obras", diz Saana Moore à TSF.
Ao longo de seis meses, foram pré-selecionados mais de 400 trabalhos para esta exposição mas apenas 44 fazem parte da mostra. Um deles é uma coleção de primeiras capas de jornais de vários pontos do mundo, publicadas no dia 12 de setembro de 2001. Cinco desses jornais são portugueses.
Outra das principais atrações da exposição é a obra do artista chinês Ai Weimei. Trata-se de uma réplica de uma câmara de vigilância, com cerca de um metro de altura e toda feita em mármore. Um trabalho que pretende mostrar a intensificação da vigilância e controlo por parte dos governos mundiais, após o 11 de setembro.
A exposição convida o visitante a percorrer quatro galerias repletas de variadas formas artísticas. Leituras diferentes do que foi o 11 de setembro. Há pinturas, fotografias, tapeçarias e esculturas. Uma conjunto de obras de arte que obriga à reflexão de quem as observa.
A exposição "Age of Terror" está patente no Imperial War Museum, em Londres, até ao dia 28 de maio de 2018.