O que são furacões gémeos? Marco e Laura atingem a mesma região dos EUA esta segunda-feira
Apesar de serem apelidados "gémeos", estes furacões não nasceram no mesmo berço, mas vão seguir a mesma trajetória e acabar por se fundir numa única tempestade mais forte.
Corpo do artigo
Dois furacões vão atingir a costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias. A tempestade tropical Marco subiu à categoria de furacão, com ventos de 120 quilómetros/hora, e espera-se que a tempestade Laura evolua também nesse sentido.
Marco e Laura são designados "furacões gémeos" porque atingiram terra na mesma região e no mesmo dia, esta segunda-feira, algo que não acontecia na região do Golfo do México desde setembro de 1933.
Em declarações à TSF, o especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos explica que estes dois furacões "nasceram em locais diferentes do oceano" e de uma forma "completamente independente, com características completamente diferentes". Depois, "as suas trajetórias levam a que se fundam num único ciclone", que se intensifica, com ventos muito fortes.
TSF\audio\2020\08\noticias\24\filipe_duarte_santos_1_09h
A tempestade tropical Laura causou neste domingo pelo menos 12 mortos e deixou um rasto de destruição na Ilha de São Domingos, território partilhado pela República Dominicana e Haiti.
Mais de um milhão de casas e empresas estão sem energia elétrica nas regiões sul e leste do país, onde, além disso, muitos setores não dispõem de água potável porque diversos aquedutos deixaram de funcionar devido à tempestade.
12547362
Tudo indica que esta temporada de furacões vai ser especialmente dura na região do Golfo do México, afetando as Caraíbas, América-central e a costa leste e sul dos Estados Unidos, indica o especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos.
"Cada vez há maior evidencia científica de que a mudança climática está a tornar os furacões muito intensos - de categoria 5, aqueles que têm os ventos mais fortes - muito frequentes."
TSF\audio\2020\08\noticias\24\filipe_duarte_santos_2
O centro de furacões sediado em Miami disse este domingo esperar que o a tempestade Laura afete com vento forte e chuvas torrenciais a República Dominicana, Haiti, Cuba e Jamaica, antes de chegar aos EUA como furacão, enquanto o Marco ameaça atingir principalmente a costa do Golfo dos Estados Unidos esta segunda e terça-feira.