O presidente norte-americano confirmou, esta quarta-feira, que forças especiais dos EUA resgataram dois reféns ocidentais mantidos por sequestradores na Somália desde Outubro.
Corpo do artigo
«Esta é outra mensagem entregue ao mundo: os EUA terão uma posição firme contra todas as ameaças ao nosso povo», disse Barack Obama, num comunicado divulgado pela Casa Branca.
Numa operação especial no final da madrugada desta quarta-feira, duas equipas do Seals, tropas de elite da Marinha dos Estados Unidos, resgataram os dois reféns, tinha avançado a televisão NBC.
A norte-americana Jessica Buchanan, 32 anos, e o dinamarquês Poul Thisted, 60 anos, estavam a trabalhar para uma organização de ajuda humanitária do país europeu no norte da Somália quando foram sequestrados, em Outubro do ano passado.
Os oficiais norte-americanos descreveram os sequestradores como criminosos fortemente armados, mas sem quaisquer ligações com grupos militantes.
Um dos colegas dos dois trabalhadores humanitários da Somália sequestrado juntamente com eles foi libertado logo após o sequestro.
Devido ao risco de sequestros e violência, a Somália é um dos países mais perigosos para os trabalhadores humanitários, por isso as organizações não governamentais trabalham sobretudo com colaboradores locais.