Barack Obama declarou hoje que é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, um tema polémico nos EUA. Esta é a primeira vez que o presidente americano o diz publicamente.
Corpo do artigo
Numa entrevista à cadeia televisiva norte-americana ABC, Barack Obama admitiu que a sua opinião acerca do tema tem evoluído e explicou que foram amigos, funcionários da Casa Branca e militares que o fizeram mudar de opinião.
Esta declaração surge numa altura em que Obama estava a ser pressionado pelo Partido Democrata para clarificar a sua posição.
«Quando penso nos membros da minha equipa que estão muito empenhados numa relação monogâmica de uma relação do mesmo sexo e que estão a criar filhos juntos, quando penso nos soldados que estão a lutar em meu nome e mesmo assim se sentem constrangidos porque não se podem casar, a certa altura conclui que para mim pessoalmente é importante afirmar que considero que os homossexuais têm o direito de se casarem», afirmou Obama.
À televisão ABC, o presidente norte-americano sublinhou que se trata de uma opinião pessoal e que a lei americana dá aos Estado o poder de decidir individualmente se aceitam ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A declaração de Barack Obama foi feita justamente um dia depois de na Carolina do Norte os legisladores terem decretado que ali os homossexuais não têm direito ao casamento.