O presidente norte-americano, Barack Obama, e o chefe do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, sublinharam a necessidade de uma acção coordenada para evitar o abrandamento da economia mundial, informou Madrid.
Corpo do artigo
Zapatero e Obama, que falaram pelo telefone durante cerca de 20 minutos, «evidenciaram a necessidade de trabalhar de forma coordenada para reforçar o crescimento económico e evitar o abrandamento», anunciou o gabinete de Zapatero, em comunicado.
Em relação à evolução dos mercados financeiros, Zapatero e Obama concordaram que é necessário acelerar a aplicação dos acordos alcançados pelos ministros da Zona Euro a 21 de Julho e reforçar a aposta no projecto do euro.
O crescimento da economia mundial, que está a afectar os Estados Unidos, a Zona Euro e as economias emergentes, esteve no centro da conversa dos dois líderes, que adiantaram que as equipas económicas dos dois executivos vão manter contactos para avançar a coordenação e «promover a estabilidade».
A situação na síria foi também discutida pelos dois governantes, com os líderes a defender a necessidade de lançar uma acção conjunta entre os Estados Unidos, a União Europeia e os países árabes da zona.
De acordo com fontes do governo espanhol, o telefonema de hoje ocorreu por iniciativa de Madrid numa altura de «intensas conversações» entre vários líderes europeus.