Obama escolhe Chuck Hagel para secretário da Defesa e John Brennan para chefiar a CIA
O presidente norte-americano anunciou a nomeação do antigo senador republicano Chuck Hagel como secretário da Defesa e do conselheiro da Casa Branca para assuntos antiterroristas John Brennan como diretor da CIA.
Corpo do artigo
Hagel é «o líder que os nossos soldados merecem», afirmou Obama numa declaração na Casa Branca em que anunciou também a escolha de Brennan, que elogiou pelo seu trabalho «incansável» na luta contra o terrorismo.
Brennan, 57 anos, já tinha sido indicado como escolha provável para diretor da Agência Central de Informações em 2009, mas acabou por ter de renunciar devido às críticas sobre o seu apoio a técnicas de interrogatório consideradas abusivas.
Brennan sucede no cargo ao general David Petraeus, que se demitiu em novembro de 2012 após a revelação de um caso extraconjugal.
Chuck Hagel, 66 anos, por seu lado, é um veterano da guerra do Vietname. Foi ferido em combate e condecorado.
Até agora presidia ao conselho sobre os serviços de informações, que depende da Casa Branca. Entre 1997 e 2009, foi senador pelo Nebraska (centro).
Obama salientou que «é um patriota» e que foi como voluntário para o Vietname, saudando-o como um defensor dos soldados, dos antigos combatentes e das famílias de militares.
Considerado um republicano moderado, Hagel é conhecido por nem sempre ter concordado com as posições do seu partido em matéria de política externa, tendo sido crítico em relação à estratégia do presidente George W. Bush no Iraque.
O presidente também louvou o trabalho de Brennan, seu colaborador próximo nos últimos quatro anos.
Brennan esteve 25 anos da sua carreira na CIA e, segundo Obama, sabe o que a segurança nacional requer, «as informações que fornecem dados aos que tomam decisões».
O presidente norte-americano exortou o Senado a confirmar «o mais depressa possível as nomeações», a bem da segurança do país e dos norte-americanos.