O presidente dos EUA dirige-se esta noite ao país para falar sobre o aumento do limite da dívida federal no Congresso, onde democratas e republicanos negoceiam, sem sucesso, um entendimento.
Corpo do artigo
A intervenção de Barack Obama, a partir da Casa Branca, às 21h00 locais (2h00 horas em Lisboa), será consagrada à forma de «evitar um incumprimento de pagamentos e à melhor abordagem para reduzir os défices», adianta a Administração, como noticia a AFP.
O presidente norte-americano dirige-se à população, numa altura em que os aliados democratas, que controlam o Senado, e os adversários republicanos, maioritários na Câmara dos Representantes, continuam longe de se entender sobre as modalidades da redução dos défices para acompanhar um acordo sobre o aumento do tecto máximo de endividamento do país.
O impasse provoca uma preocupação crescente nos mercados e instituições financeiras internacionais, a oito dias da data limite de 2 de Agosto, a partir da qual os Estados Unidos se arriscam a entrar numa situação de incumprimento.