O presidente dos EUA felicitou a eleição de Reuven Rivlin, conhecido por se opor à existência de um Estado palestiniano, como presidente de Israel e elogiou o trabalho feito por Shimon Peres, que abandona a presidência israelita a 28 de julho.
Corpo do artigo
O presidente dos EUA felicitou a eleição de Reuven Rivlin como presidente de Israel, considerado por muitos como um "falcão" da direita israelita.
«O novo presidente Rivlin trabalha há muito tempo ao serviço do Estado e queremos conservar as ligações sólidas para o bem das nossas duas nações sob a presidência de Rivlin», indicou Barack Obama, em comunicado.
Rivlin, conhecido por se opor à existência de um Estado palestiniano e por apoiar os colonos na Cisjordânia, não tem competência nas conversações de paz com os palestinianos, lembram os norte-americanos.
«O primeiro-ministro Netanyahu foi claro sobre o facto de o governo de Israel apoiar uma solução com dois Estados no conflito israelo-palestiniano», notou Jennifer Psaki, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.
Sobre Shimon Peres, que abandona o cargo de presidente israelita a 28 de julho, o presidente dos EUA entende que ele «fez prova da sua coragem, convicção e compaixão».
«Consagrou a sua vida extraordinária à causa da paz e espero acolhê-lo aqui em Washington no final do mês para que receba a Medalha de Ouro do Congresso», concluiu Obama.