Obama interrompe férias e regressa a Washington para procurar evitar «precipício fiscal»
O Presidente dos EUA vai interromper as férias de Natal no Havai e regressa a Washington na quinta-feira para tentar um acordo com os republicanos que evite o «precipício fiscal» em janeiro.
Corpo do artigo
Obama partiu na noite de sexta-feira com a família para o Havai, onde nasceu, para passar o Natal numa casa arrendada perto de Honolulu, mas antes disse aos jornalistas que deveria regressar esta semana a Washington.
Agora a Casa Branca, citada pela imprensa norte-americana, confirma o regresso antecipado de Obama à capital norte-americana.
Segundo a cadeia de televisão CNN, a Casa Branca e os deputados democratas estão a trabalhar numa nova proposta com vista a evitar o «precipício fiscal» e que será apresentada ao Senado, que deverá reunir-se na quinta-feira.
A falta de um entendimento entre a administração e a maioria republicana do Congresso para o orçamento federal significará a aplicação automática em janeiro de um aumento de impostos e de um corte rigoroso da despesa pública nos EUA, que os economistas alertam poder conduzir o país a uma recessão.
Os senadores têm manifestado o seu pessimismo em relação à possibilidade de se alcançar um acordo antes de 01 de janeiro.