O presidente dos EUA anunciou que ainda não chegou a acordo orçamental com os republicanos, mas sublinhou que as duas partes ainda estão a negociar um entendimento.
Corpo do artigo
O Presidente Barack Obama declarou-se, durante uma declaração transmitida pelas televisões, «moderadamente otimista», depois de o chefe da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, se ter expressado no mesmo sentido.
As declarações foram feitas depois de uma reunião que juntou Obama com os quatro chefes partidários do Congresso [Senado e Câmara dos Representantes] durante pouco mais de uma hora.
«O povo americano está a observar o que estamos a fazer», disse Obama, depois de se reunir com o presidente republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner, o chefe da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, e com os seus aliados democratas, o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e a dirigente da minoria na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Na sua breve declaração, Obama afirmou que se devia evitar ferir a economia por razões políticas.
Por sua vez, McConnell reconheceu que teve «uma boa reunião na Casa Branca», acrescentando que ia trabalhar com Harry Reid para procurar chegar a um acordo até domingo.
Na eventualidade de não se chagar a um acordo, Obama disse que o Congresso deveria votar um pacote legislativo básico, que mantenha os cortes de impostos para a classe média e a extensão do subsídio de desemprego para os desempregados de longa duração, enquanto negoceia um acordo mais vasto.