O Presidente dos EUA, Barack Obama, vai nomear Janet Yellen para a presidência do banco central norte-americano, a Reserva Federal, informou fonte da Casa Branca na terça-feira.
Corpo do artigo
Barack Obama vai fazer o anúncio na Casa Branca durante um evento em que também vai estar o atual presidente da Reserva Federal (Fed), Ben Bernanke.
Janet Yellen, a primeira mulher a ocupar o posto, era a favorita para a nomeação, depois da renúncia do economista Larry Summers, que era apontado como principal candidato.
Atual vice-presidente do Conselho de Governadores da Fed, desde 4 de outubro de 2010, Yellen presidiu antes ao banco do Sistema da Reserva Federal em San Francisco.
Licenciada na Universidade de Brown, em 1967, e doutorada em Yale, em 1971, presidiu ao Conselho dos Consultores Económicos do Presidente democrata Bill Clinton, entre 1997 e 1999.
Casada com George Akerlof, galardoado com o Prémio Nobel da Economia, Yellen tem uma extensa obra publicada sobre macroeconomia, em particular sobre as causas, os mecanismos e as implicações do desemprego.