O presidente norte-americano defende que a continuação do Reino Unido na União Europeia "amplia" a influência do país no mundo.
Corpo do artigo
O texto é publicado no jornal The Daily Telegraph. Barack Obama dirige-se aos britânicos para dizer que "o caminho que escolherem agora terá eco nas perspetivas da atual geração de americanos". O presidente norte-americano reforça: "devo dizer, com a candura de um amigo, que o resultado da vossa decisão sobre esta matéria é de profundo interesse para os Estados Unidos".
Para Obama, que se encontra em Londres para encontros com o primeiro-ministro David Cameron e para um almoço com a Rainha Isabel II, a presença do Reino Unido na UE amplia a sua influência global.
"A UE não modera a influência britânica - amplia-a. Uma Europa forte não é uma ameaça à liderança global britânica; aumenta a liderança global britânica", escreveu.
"Os Estados Unidos observam como a vossa poderosa voz na Europa garante que a Europa assume uma posição forte no mundo e mantém a UE aberta, voltada para o exterior, e estreitamente ligada aos seus aliados do outro lado do Atlântico", comentou Obama.