O presidente norte-americano, Barack Obama, alertou para uma nova recessão económica «ou pior» se o Congresso não aumentar o limite da dívida dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Não aumentar o limite da dívida poderá «criar uma nova espiral» que levará a «uma segunda recessão, ou pior», afirmou Obama, numa sessão de perguntas e respostas, na Casa Branca, com utilizadores da plataforma de micro-blogues Twitter.
«É algo com que não devemos brincar», acrescentou Obama, que recebe quinta-feira os chefes do Congresso dos dois partidos para tentar chegar a um acordo sobre esta matéria antes da data fixada pelo Tesouro, 2 de Agosto.
«O Congresso tem a responsabilidade de assegurar que nós pagamos as nossas contas. Pagámo-las sempre no passado. A ideia de que os Estados Unidos entrarão em incumprimento de pagamento da sua dívida é simplesmente irresponsável», disse ainda Barack Obama.
«Espero que na próxima semana ou nas duas próximas semanas, o Congresso trabalhe com a Casa Branca para chegar a um acordo que resolva a questão do nosso défice, que resolva os nossos problemas de dívida e que permita que a nossa fiabilidade [financeira] seja preservada», disse ainda o presidente norte-americano.