O presidente dos Estados Unidos toma hoje posse oficialmente para o seu segundo mandato, num ato privado que antecede a cerimónia pública no Capitólio, em Washington, marcada para segunda-feira.
Corpo do artigo
Obama fará o juramento solene de investidura às 12:00 (17:00 em Lisboa), numa cerimónia conduzida pelo juiz-chefe do Supremo Tribunal, John Roberts, e reservada a família, amigos e elementos da equipa presidencial, mas que será transmitida pelas principais cadeias de televisão.
O presidente democrata, reeleito em novembro de 2012, irá colocar a mão sobre a Bíblia e recitar o juramento presidencial inscrito na Constituição norte-americana, composto por 35 palavras.
O vice-presidente, Joe Biden, irá tomar posse em paralelo, numa cerimónia conduzida pela juíza do Supremo Sonia Sottomayor.
A Constituição norte-americana estabelece que o mandato do presidente reeleito tem início ao meio dia de 20 de janeiro.
Tradicionalmente, nos Estados Unidos as cerimónias públicas não se realizam a um domingo, como este ano, uma vez que os tribunais e outras instituições públicas estão fechadas.
Assim, a cerimónia aberta ao público terá lugar na segunda-feira, quando se celebra o feriado do dia de Martin Luther King Jr., em memória do célebre ativista afro-americano.
Cerca de 700 mil pessoas são esperadas em Washington para as comemorações, presididas pelo senador democrata Charles Schumer.