O Presidente dos Estados Unidos vai vetar qualquer projeto de lei apresentado pela maioria republicana para limitar a entrada de refugiados sírios. O anuncio foi feito pela Casa Branca.
Corpo do artigo
Em causa está a resolução 4038, que pretende bloquear os planos da administração norte-americana de acolhimento de 10.000 refugiados sírios, no próximo ano, na sequência dos atentados de Paris. Uma resolução apresentada pela maioria republicana e que deverá ser votada até esta quinta-feira. Por isso, a Casa Branca esclareceu que "atendendo às vidas em jogo e à importância para os nossos parceiros do Médio Oriente e da Europa da liderança norte-americana na abordagem da crise de refugiados da Síria, se o Presidente for confrontado com o projeto de lei 4038, vetá-lo-á".
Nesta quarta-feira, Barack Obama criticou o que classificou de "histeria" doméstica nos Estados Unidos sobre os riscos da chegada de refugiados sírios, acusando os seus rivais políticos de terem medo de "viúvas e órfãos".
Há dois dias, a Casa Branca contactou mais de 30 governadores, junto dos quais defendeu os seus procedimentos para o acolhimento de refugiados sírios, garantindo que são praticados os escrutínios "mais rigorosos".
O Governo norte-americano respondeu assim à recusa de dezenas de estados, na sua maioria com governadores republicanos, em acolher refugiados, alegando motivos de segurança após os atentados em Paris, na sexta-feira passada, em que morreram 129 pessoas e 350 ficaram feridas. Os atentados foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.